Enoturismo
Enoturismo, turismo rural, turismo de natureza e turismo equestre.
Cerca de 40ha de terra, repartidos por duas quintas praticamente contíguas: a Quinta de Valdevez e a Quinta do Penedo da Moura.
A paixão, a naturalidade e a ética norteiam o ambiente que se vive em Valdevez e no Penedo da Moura.
Vindimas
As vindimas são uma tradição em muitas regiões vinícolas, mas também são uma experiência cultural e social.
Provas de Vinho
Nas provas de vinho terá oportunidade de avaliar diferentes tipos de vinhos tintos, brancos, e rosés.
Faça uma degustação sensorial e descubra a cor, o aroma, o sabor, a acidez, entre outros elementos e saiba mais sobre a origem e as técnicas de vinificação.
As experiências proporcionadas são diversas e verdadeiras joias escondidas:
- Visitas à adega e passeio pelas quintas;
- Percursos como o Passeio do Pastor;
- Passeios de charrete;
- Passeios a cavalo;
- Dar de comer aos animais da quinta, entre outras atividades personalizadas.
Quinta em Ponte de Lima
Jorge Castro, médico dentista, é um dos herdeiros de uma quinta em Ponte de Lima, em Refoios do Lima. Vive na Quinta de Valdevez com a sua família e foi aqui que ganhou inspiração, acompanhado e incondicionalmente apoiado pela sua mulher, Sofia Velho, advogada de profissão, para a obra que, entretanto, nasce.
Tendo na génese o antigo limite do Concelho de Arcos de Valdevez ficaram designadas por Quinta de Valdevez e Quinta do Penedo da Moura, o ponto mais a Este deste Concelho. No período de invasão dos mouros foi nestas propriedades, aliadas ao Paço de Giela, em Arcos de Valdevez, que se defenderam as terras em causa.
Com o decorrer dos tempos e como existiam outros terrenos associados a estas quintas no Concelho de Ponte de Lima, foram registadas já no século XVI em terras de Ponte de Lima, limítrofes a Arcos de Valdevez, com os antropónimos Quinta de Valdevez e Quinta do Penedo da Moura, em Refoios do Lima.
Com o falecimento de seu pai, Procurador da República, António Francisco de Castro Araújo, Jorge Castro Araújo recebeu o legado que passou de geração em geração nas famílias “de Castro Araújo”, tendo desenvolvido a antiga ambição do Pai, de abrir as Quintas a todos os que amam o prazer do mundo rural na vertente do enoturismo, turismo rural, turismo de natureza e o turismo equestre.
A autenticidade e a pureza de todo o ecossistema engrandecem toda a oferta que, mais do que uma maravilhosa experiência, é um despertar para o ser e o estar em perfeita harmonia com a Natureza, o Eu e o Nós.
Bem-vindo, sejas amigo
estrangeiro ou portuguêsLevas saudades contigo
da Quinta de Valdevez.
António Francisco de Castro Araújo, 2004