Enoturismo

Enoturismo, turismo rural, turismo de natureza e turismo equestre.

Cerca de 40ha de terra, repartidos por duas quintas praticamente contíguas: a Quinta de Valdevez e a Quinta do Penedo da Moura.

Foram criadas as melhores condições para receber pessoas neste espaço idílico e único de vinhedos com castas autóctones e olivais seculares, em Ponte de Lima, na Freguesia de Refoios do Lima.
De forma a divulgar e promover a arte de bem receber, típica do povo limiano, foram criadas recentemente unidades de alojamento com quartos, suites e espaços amplos, com interiores contemporâneos que refletem as tradições e a herança da região.
Existem também cavalos lusitanos, picadeiro, piscina coberta e descoberta, rebanho de ovelhas, suínos, galináceos, diversos lagos e lagoas com a flora e fauna caraterísticas da região.

A paixão, a naturalidade e a ética norteiam o ambiente que se vive em Valdevez e no Penedo da Moura.

Vindimas

As vindimas são uma tradição em muitas regiões vinícolas, mas também são uma experiência cultural e social.

A participação nas vindimas envolve a colheita das uvas, a separação e seleção das mesmas, pisá-las para extrair o suco, (o processo de engarrafamento), entre outras tarefas para ficar a saber mais sobre o processo de produção de vinho.

Provas de Vinho

Nas provas de vinho terá oportunidade de avaliar diferentes tipos de vinhos tintos, brancos, e rosés.

Faça uma degustação sensorial e descubra a cor, o aroma, o sabor, a acidez, entre outros elementos e saiba mais sobre a origem e as técnicas de vinificação.
As experiências proporcionadas são diversas e verdadeiras joias escondidas:

  • Visitas à adega e passeio pelas quintas;
  • Percursos como o Passeio do Pastor;
  • Passeios de charrete;
  • Passeios a cavalo;
  • Dar de comer aos animais da quinta, entre outras atividades personalizadas.

Quinta em Ponte de Lima

Jorge Castro, médico dentista, é um dos herdeiros de uma quinta em Ponte de Lima, em Refoios do Lima. Vive na Quinta de Valdevez com a sua família e foi aqui que ganhou inspiração, acompanhado e incondicionalmente apoiado pela sua mulher, Sofia Velho, advogada de profissão, para a obra que, entretanto, nasce.

Tendo na génese o antigo limite do Concelho de Arcos de Valdevez ficaram designadas por Quinta de Valdevez e Quinta do Penedo da Moura, o ponto mais a Este deste Concelho. No período de invasão dos mouros foi nestas propriedades, aliadas ao Paço de Giela, em Arcos de Valdevez, que se defenderam as terras em causa.

Com o decorrer dos tempos e como existiam outros terrenos associados a estas quintas no Concelho de Ponte de Lima, foram registadas já no século XVI em terras de Ponte de Lima, limítrofes a Arcos de Valdevez, com os antropónimos Quinta de Valdevez e Quinta do Penedo da Moura, em Refoios do Lima.

Com o falecimento de seu pai, Procurador da República, António Francisco de Castro Araújo, Jorge Castro Araújo recebeu o legado que passou de geração em geração nas famílias “de Castro Araújo”, tendo desenvolvido a antiga ambição do Pai, de abrir as Quintas a todos os que amam o prazer do mundo rural na vertente do enoturismo, turismo rural, turismo de natureza e o turismo equestre.

A autenticidade e a pureza de todo o ecossistema engrandecem toda a oferta que, mais do que uma maravilhosa experiência, é um despertar para o ser e o estar em perfeita harmonia com a Natureza, o Eu e o Nós.

Bem-vindo, sejas amigo
estrangeiro ou português
Levas saudades contigo
da Quinta de Valdevez.

António Francisco de Castro Araújo, 2004